x

Receita da semana: Trufas de chocolate meio amargo!

9 de setembro de 2016

Olá meninas!

Essa semana resolvi fazer uma das receitas que mais gosto: trufa de chocolate meio amargo.
A receita original tem o conhaque como ingrediente, mas eu particularmente prefiro não colocar. Acho que fica mais saboroso.
Então, vamos a minha versão dessa receita:

Rendimento: aprox. 35 trufas médias | 15 minutos de preparação da ganache + tempo para pegar consistência em geladeira e 40 minutos para finalização

Ingredientes:

1 lata de Creme de leite
4 tabletes de meio amargo picados
1 xícara (chá) de chocolate em pó
100 g de manteiga (meio pacote)
1 xícara (chá) de chocolate em pó (para envolver as trufas)

Modo de preparo:

Aqueça o Creme de Leite em banho-maria. Junte metade do Chocolate Meio Amargo (2 tabletes), mexendo até obter uma pasta homogênea. Retire do banho-maria e misture o Chocolate em pó. Junte a manteiga à temperatura ambiente. Misture e leve à geladeira por cerca de 24 horas. Depois desse tempo para pegar a consistência faça bolinhas. Derreta o chocolate restante em banho-maria e faça a temperagem: retire-o do banho-maria e continue mexendo, na própria vasilha ou utilizando uma superfície fria, até que esteja frio (verifique a temperatura encostando um pouco de Chocolate no lábio: a sensação deve ser de frio. Se tiver um termômetro a temperatura deve ser de 28°C). Mergulhe as trufas, uma a uma. Escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel de alumínio e leve para gelar por cerca de 1 hora. Passe no chocolate em pó, coloque em forminhas de papel ou aluminizadas e conserve-as em local fresco.

Vocês também podem fazer as trufas em forminhas. Para isso derreta o chocolate, coloque uma quantidade para preencher as forminhas (de modo que fique uma casquinha), coloque para resfriar em geladeira. Quando estas tiverem se formado, coloque a ganache em consistência mole com a ajuda de um saco de confeitar (pule o passo das 24hrs em geladeira), leve para geladeira por uma hora aprox. e despeje o restante do chocolate derretido para formar o fundo da trufa.
Uma boa dica para ficar ainda mais bonito visualmente: passe as trufas em uma mistura de água com pó corante alimentício. Eu escolhi esse dourado. É muito fácil!!! É só colocar um recipiente de água e despejar o pó. À medida que mergulhamos as trufas, elas saem da água já com a cor. Coloque sobre um papel manteiga para a água escorrer e depois coloque em forminhas. Fica lindo, meninas!!!

Espero que vcs tenham gostado da receitinha dessa semana. Agora é só saborear…

Bon apetit!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOP DICAS

© 2019 Vivi Bullara.

Desenvolvimento: mufasa